11 julho 15:00
Futebol - Euro
O nosso prognóstico
empate
11 julho 15:00
Futebol - Euro
O nosso prognóstico
empate
Eis chegada a final do Euro 2020! As seleções da Itália, 7ª colocada do ranking FIFA, e da Inglaterra, que ocupa o 4º posto a nível mundial, enfrentam-se em Londres, no mítico estádio de Wembley. Pela primeira vez, a equipa dos Três Leões atinge o embate decisivo desta competição, enquanto a Squadra Azzurra busca o seu segundo título, após a glória de 1968, disputando a sua 4ª final, dado que em 2000 e 2012, a Itália ficou na segunda posição desta prova, sendo derrotada nas finais perante França e Espanha. O mais certo é termos uma partida muito disputada e bastante luta a meio campo, sem que alguma das formações consiga superiorizar-se claramente.
Depois de vencer o seu grupo sem sofrer golos, a Itália, que apontou 10 golos e encaixou 2 se tivermos em conta os 90 minutos de todos os encontros, procura ganhar o Euro pela segunda ocasião, tendo eliminado os Espanhóis após grandes penalidades na meia final. Com Donnarumma intransponível entre os postes, uma defesa experiente e combativa, um meio campo de muita inteligência técnico-tática e com a magia de Chiesa, Berardi, Insigne e Immobile, a Squadra Azzurra vai certamente equilibrar este desafio, mesmo jogando no quartel general do adversário. Por muitos esquecida, a Itália foi demonstrando ao longo deste torneio que teria de ser levada em conta para erguer a Taça. E aqui está o conjunto liderado por Roberto Mancini!
Os Ingleses, por seu turno, ambicionam levantar o troféu pela primeira vez no seu habitat natural. Nos seus duelos, a formação dos Três Leões apontou 9 tentos e consentiu 1 no tempo regulamentar, necessitando de prolongamento para bater a Dinamarca por 2-1 na ronda precedente. Harry Kane está de volta aos golos e a consistência da equipa orientada por Gareth Southgate tem sido o ponto forte do seu jogo. Também ela experiente, coesa e lutadora, a Inglaterra deverá abordar novamente o embate com paciência e de forma cerebral, dividindo o protagonismo com um oponente cujos jogos entre si têm sido todos de equilíbrio evidente num passado recente.